quinta-feira, 6 de março de 2008

Dungeons & Dragons

Dungeons & Dragons (abreviado como D&D) é um RPG de fantasia medieval. A suas origens são os jogos de guerra em miniatura. A criação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos.

Jogadores de D&D criam personagens que embarcam e aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D destaca-se dos seus antecessores tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores num tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que actua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras do jogo.

Como jogar:

Antes de o jogo começar, cada jogador cria o seu próprio personagem e marca os seus detalhes em uma ficha de personagem. Primeiro, o jogador lança os dados para determinar as habilidades da sua personagem, que consistem em atributos como: força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma. O jogador, então, opta uma raça ou espécie, uma classe de personagem, uma tendência (um código de ética e moral), e um número de habilidades e talentos para melhorar e personalizar o personagem. Durante o jogo, os jogadores descrevem as acções de seu personagem, como conversar com outros personagens, lutar contra oponentes ou abrir uma fechadura, e o Mestre do Jogo descreve o resultado de suas acções. Acções triviais, como escrever uma carta ou abrir uma porta destrancada, geralmente são bem sucedidas automaticamente. Os resultados das acções mais complexas ou perigosas são determinados pelo lançamento dos dados. Conforme o andamento do jogo, cada personagem muda e melhora conforme ganha experiência. As personagens ganham (ou algumas vezes perdem) experiência, capacidades, dinheiro, e podem até mesmo mudar de tendência ou adicionar outras classes de personagem ao longo do jogo. A principal maneira de progredir é ganhando Pontos de Experiência (EXP) quando derrotam um inimigo ou superam um obstáculo. Adquirindo EXP suficiente, a personagem pode avançar um nível, o que garante mais habilidades e habilidades.Os Pontos de Vida (PV) são uma medida da vitalidade e resistência a danos físicos de uma personagem e são determinados pela sua classe, raça, nível e constituição. Podem ser perdidos quando um personagem se fere em combate ou em alguma outra situação perigosa. A perda de PV é a forma mais comum de uma personagem morrer em um jogo.

Aventuras e cenários: Um jogo típico de Dungeons & Dragons consiste numa aventura equivalente a uma história. As aventuras são gerlamente descritas por um Mestre ou são usadas aventuras prontas, que são publicadas em forma de livros. Aventuras publicadas geralmente incluem uma história de fundo, mapas e objectivos para os personagens alcançarem. Uma série de aventuras, é chamada "campanha". Os lugares onde essas aventuras ocorrem, como uma cidade, país, planeta, ou até mesmo um universo inteiro também são mais comumente referidos como "mundo" ou "cenário de campanha".

Fonte de Informação: www.wikipedia.org

Abuso do Poder

Abuso de poder é o acto de impor a vontade de um sobre o outro, sem considerar as leis em vigor. O poder exercido pode se económico, politico ou outra forma a partir da qual um individuo ou colectividade têm influencia directa sobre os outros. O abuso caracteriza-se pelo uso ilegal deste poder para atingir um determinado fim. O expoente máximo do abuso do poder é a submissão de outrem às diversas formas de escravidão.

O abuso de poder pode dar-se de diversas formas:

  • No domínio económico: Quando o individuo ou colectividade tira vantagem ilícita dos bens materiais ou dinheiro em detrimento de outrem.
  • No domínio político: O uso da autoridade legítima para sobrepujar o mais fraco de modo ilegítimo.
  • No domínio da informação: Recurso utilizado por quem detém a informação e os nega aos demais como forma de tirar vantagem.
  • No domínio ideológico: Quando se utiliza ilicitamente a ideologia socialmente aceite como forma de vencer opositores.
  • Apadrinhamento: Uso da fama, conhecimentos ou autoridade para favorecer outrem de forma ilícita.
  • Coerção: Acto de induzir ou pressionar alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. Quando tal coerção é permanente, é considerada escravidão.

Fonte de Informação: www.wikipedia.org

Energias Renováveis

A ciência evolui de dia para dia, e chegámos a um ponto em que a nossa sociedade se encontra cada vez mais industrializada. Para toda esta indústria é necessário combustível, e aí chegamos à hora da mudança, temos que optar por combustíveis provenientes de energias renováveis.
As energias não renováveis que nos fornecem os combustíveis fósseis (carvão, gás natural, carvão), que são usados na maioria das indústrias e meios de transportes do nosso dia a dia, estão a chegar ao fim, o que está a fazer com que uma grande procura aumentem os preços e o custo de vida da população mundial está cada vez mais elevado. Temos de combater isto e criar alternativas a este problema, para começar podemos pôr em prática a política dos 4Rs (Reduzir, reciclar, reutilizar e reaproveitar) para consumir o mínimo de energia possível e depois optar por usar no nosso dia a dia e nas nossas indústrias combustíveis provenientes de energias com fontes renováveis como:

Energia eólica que tem como fonte o vento

Energia solar que tem como fonte o sol;

Energia hidráulica que tem como fonte os rios e correntes de água doce;

Energia maremotriz que tem com fonte as marés dos oceanos;

Energia das ondas que tem como fonte o mar junto à costa;

Energia biomassa que tem como fonte a decomposição de matéria orgânica;

Fonte de Informação: