quinta-feira, 6 de março de 2008

Dungeons & Dragons

Dungeons & Dragons (abreviado como D&D) é um RPG de fantasia medieval. A suas origens são os jogos de guerra em miniatura. A criação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos.

Jogadores de D&D criam personagens que embarcam e aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D destaca-se dos seus antecessores tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores num tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que actua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras do jogo.

Como jogar:

Antes de o jogo começar, cada jogador cria o seu próprio personagem e marca os seus detalhes em uma ficha de personagem. Primeiro, o jogador lança os dados para determinar as habilidades da sua personagem, que consistem em atributos como: força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma. O jogador, então, opta uma raça ou espécie, uma classe de personagem, uma tendência (um código de ética e moral), e um número de habilidades e talentos para melhorar e personalizar o personagem. Durante o jogo, os jogadores descrevem as acções de seu personagem, como conversar com outros personagens, lutar contra oponentes ou abrir uma fechadura, e o Mestre do Jogo descreve o resultado de suas acções. Acções triviais, como escrever uma carta ou abrir uma porta destrancada, geralmente são bem sucedidas automaticamente. Os resultados das acções mais complexas ou perigosas são determinados pelo lançamento dos dados. Conforme o andamento do jogo, cada personagem muda e melhora conforme ganha experiência. As personagens ganham (ou algumas vezes perdem) experiência, capacidades, dinheiro, e podem até mesmo mudar de tendência ou adicionar outras classes de personagem ao longo do jogo. A principal maneira de progredir é ganhando Pontos de Experiência (EXP) quando derrotam um inimigo ou superam um obstáculo. Adquirindo EXP suficiente, a personagem pode avançar um nível, o que garante mais habilidades e habilidades.Os Pontos de Vida (PV) são uma medida da vitalidade e resistência a danos físicos de uma personagem e são determinados pela sua classe, raça, nível e constituição. Podem ser perdidos quando um personagem se fere em combate ou em alguma outra situação perigosa. A perda de PV é a forma mais comum de uma personagem morrer em um jogo.

Aventuras e cenários: Um jogo típico de Dungeons & Dragons consiste numa aventura equivalente a uma história. As aventuras são gerlamente descritas por um Mestre ou são usadas aventuras prontas, que são publicadas em forma de livros. Aventuras publicadas geralmente incluem uma história de fundo, mapas e objectivos para os personagens alcançarem. Uma série de aventuras, é chamada "campanha". Os lugares onde essas aventuras ocorrem, como uma cidade, país, planeta, ou até mesmo um universo inteiro também são mais comumente referidos como "mundo" ou "cenário de campanha".

Fonte de Informação: www.wikipedia.org

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