A Ecologia é o estudo das interacções dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A palavra e o conceito foram iniciados em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel da palavra grega “oikos”, que significa”casa”, e “logos” que, neste caso significa “estudo”. Esta por si é o maior testemunho dessa crescente mudança, dessa crescente responsabilidade para com a Natureza. Esta representa a conjugação da moral com o progresso científico, da sua orientação para o bem colectivo. Através desta passámos a conhecer melhor o nosso mundo… Já não estamos tão perdidos, mas temos ainda um longo caminho pela frente… A começar, podíamos tentar acabar com a poluição que nos assola.
Mas o que é a poluição? Poluição define toda e qualquer agressão ao ambiente, seja ela atmosférica, poluindo o ar que respiramos, aquática, corrompendo a água que bebemos ou sonora, perturbando a nossa audição. Todas elas comprometem a nossa vida… Mas, a poluição atmosférica é particularmente grave. Ela é o ponto de começo de quase todos os problemas ambientais…Das chuvas ácidas, por concentração de ácido sulfúrico e nítrico na troposfera, a destruição da camada de ozono na estratopausa, o efeito de estufa devido à acumulação de gases raros, CO2 e poeiras na atmosfera, o que leva à destruição de vida e património mundial, a doenças cutâneas e ao calor infernal que sentimos nestes dias de Primavera! Depois há claro, como consequência disto, o derreter das calotes polares, o que aumenta o nível dos oceanos, provoca dilúvios e posterior destruição e alteração dos ecossistemas. É claro que as marés negras, parte da poluição aquática não lhes ficam atrás, contaminando águas e assassinando fauna e flora. A poluição sonora dá-nos cabo dos nervos, e na cidade é uma constante, “podemos fugir, contudo não nos podemos esconder”.
O que acontece quando se juntam? Causam uma grande balbúrdia e mais uma dúzia de cataclismos, e claro, dores de cabeça para que eles que as procuram solucionar. Cabe-nos então a nós fazer o que há fazer: preservar a nossa bela nau de riquezas e aromas inefáveis!
Fonte: S.O.S Natural Club 2006 - 10º 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário