Há que convencer as gentes desse mundo de que este não se encontra apenas ameaçado por armamentos, conflitos regionais e injustiças provenientes do seio de nações e povos, mas também pela falta de respeito pela natureza. Há que formar uma consciência ecológica no seio social, que não seja reprimida, mas sim favorecida, que se desenvolva e amadureça de forma a encontrar expressão adequada em programas e iniciativas concretas! Convencer a “malta” de que a “festa” não pode continuar, “senão daqui a uns tempos viramos esturro”! O fundamental para o progresso de uma sociedade pacífica é uma relação directa com a questão do ambiente baseada numa visão moral, ética e social coerente do mundo.
A aplicação sem discernimento dos progressos científicos e tecnológicos no campo industrial e agrícola leva a longo prazo a resultados negativos, embora seja na sua generalidade proveitosa para as sociedades. Também a destruição da camada de ozono por dissociação dos seus componentes por acção dos CFCs libertados por nós em práticas habituais e confortáveis são uma demonstração desse desrespeito pela vida. A norma fundamental, capaz de inspirar um sadio progresso económico, industrial e científico, é o respeito pela vida e, em primeiro lugar, pela dignidade da pessoa humana.
É-nos assim evidente a complexidade do problema que se põe: há uma ordem natural a ser respeitada mas, para tal acontecer, é necessário consciencializar a humanidade da urgente necessidade de uma nova moral de sociedade; só alterando o nosso estilo de vida, a nossa maneira de pensar, podemos esperar poder solucionar esta questão, este quebra-cabeças! A destruição do ambiente é um inimigo numa guerra que tem que ser ganha!
Há uma necessidade urgente, pois, de educação para responsabilidade ecológica: responsabilidade em relação a si próprio, responsabilidade em relação aos outros e responsabilidade em relação ao ambiente - a questão ecológica nos dias de hoje assumiu tais dimensões, que nela está envolvida a responsabilidade de todos!
Fonte: S.O.S Natural Club 2006 -10º 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário