Num mundo em que pouco a pouco se via perdido, o ser humano, esse primata triunfante vindo do poço das épocas, viu-se na obrigação de brandir a responsabilidade de ressuscitar valores dos quais parecia haver prescindido…
Tomando como sua a tarefa de dar sentido ao que não parecia mais que um reino de consumismo, de vazio numa época de incerteza, este olhou em sua volta… Apercebeu-se… Apercebeu-se dos erros que havia cometido, da forma inexorável como havia gorado os desígnios da mãe Natureza. Compreendeu finalmente o que haveria de fazer! Assumir como sua tarefa, sua e de toda a humanidade, ou daquilo que desta se aproxima, renovar votos feitos outrora, sagradas promessas de protecção daquilo que a todos pertence, a Natureza, a Terra.
Assim nasceram conceitos como ecologia, responsabilidade ecológica, problemas ambientais, poluição; provas de que o ser humano, para o bem ou para o mal, removeu a venda de arrogância que por mais de uma vez selara sua visão. Mas não será tarde demais? Tarde demais para desculpar, o indesculpável, redimir, o irredimível, e buscar solução para o que parece insolucionável? Quem sabe… De qualquer forma, vejamos e reflictamos para que, talvez, a lição seja aprendida, e a história se torne história, tal como é digno de qualquer tempo passado a esta.
Fonte: Natural S.O.S. Club 2006 - 10º 2
Um comentário:
o que é responsabilidade ecológica? :)
Postar um comentário