terça-feira, 22 de abril de 2008

Ficha Informativa - Energia Nuclear

A aproximação do século XXI trouxe à nossa atenção um problema de extrema gravidade – a crise energética. Hoje, deparamo-nos com uma situação verdadeiramente lastimosa devido ao nosso próprio desleixo no controlo da energia e da matéria dispendidas no nosso quotidiano.

Desde meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, criou-se em todas as nações do mundo civilizado uma crescente necessidade de suprir a necessidade energética que se afigurava. O sector industrial expandiu imensamente durante este período levando à procura de novas fontes de energia que pudessem sustentar este novo motor da economia. Eventualmente, e com a introdução de complexas redes eléctricas nas diversas capitais, os imensos sectores da nossa sociedade clamavam por matéria e energia para se manterem em movimento – haviam sido lançados os alicerces da actual sociedade consumista.

Começou a caça aos combustíveis fósseis – primeiramente o carvão e, posteriormente, o petróleo e o gás natural. Daqui surgiram inúmeras problemáticas: estes combustíveis fósseis, como é do vosso conhecimento, tratam-se de recursos naturais não-renováveis e cuja combustão é altamente poluente. O resultado do seu prolongado uso como principal fonte de energia das nossas civilizações está à vista de todos: basta respirar, olhar em nossa volta e ouvir o choro da natureza.

Foi com isto em mente que, no início do século XX, se colocou em prática um plano de produção de centrais energéticas nucleares como possível alternativa viável ao uso deste tipo de combustíveis. Esta consiste no uso controlado das reacções nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e produção de eletricidade, já que alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de reacções nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio (demonstrado por Albert Einstein) que nas reacções nucleares ocorre uma transformação de massa em energia.

Esta foi uma das primeiras tentativas sérias de emancipação do uso abusivo de combustíveis fósseis, mas introduziu também o problema do uso de um novo tipo de energia na produção de armas de destruição maiça… Neste sentido, gostaríamos de discutir convosco a vossa opinião acerca da actual crise energética; do uso civil e militar da energia nuclear; se seria, com devidas alterações, uma proposta futura viável; e que soluções podemos prôpor para resolver este flagelo global.

Contamos convosco!

Ficha Informativa - Engenharia Genética e Clonagem


É a engenharia que estuda e executa manipulações de genes num organismo. Envolve frequentemente a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objectivo é introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, através da introdução uma nova característica.

Através do estudo em cobaias, altera os genes do ADN de diversos seres vivos para fazer as alterações necessárias para uma melhor qualidade de vida, ou seja, altera a combinação genética de maneira a acrescentar e manter as características que interessam ao ser vivo.

No âmbito dos vegetais, altera a combinação destes para termos maior produção, mais rápida e a maior parte das vezes de maiores dimensões, e ainda se alteram os genes para estes não serem danificados e consumidos por outros seres.

Em termos animais esta engenharia altera os genes de certos animais que são produzidos para consumo do homem, tendo o objectivo de conseguir uma produção mais rápida e animais de maior tamanho, mas nem sempre estes animais mantém a qualidade que lhe é conferida sem alterações. Outra vertente que a engenharia genética estuda nos animais e que vamos aprofundar é a Clonagem.

A Clonagem trata-se da produção de indivíduos geneticamente iguais ( os indivíduos resultantes da clonagem têm, geralmente, o mesmo genótipo, isto é, o mesmo património genético). É um processo que ocorre na natureza sob a forma de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo.

Mas também pode ser introduzida artificialmente, a partir de um processo no qual é retirado de uma célula um núcleo, e de um óvulo a membrana. No qual depois é colocado em uma barriga de aluguer, ou mesmo em laboratório, para a clonagem terapêutica. A clonagem terapêutica é usada para obter células-tronco.

Terminando de te explicar em que consiste a engenharia genética e o trabalho que desenvolve, gostaríamos que formulasses uma opinião sobre este tema e, no debate que vamos realizar com a turma , defendesses se é eticamente correcto, ou não, o trabalho que esta engenharia desenvolve, e ainda dentro deste tema se também concordas com a clonagem animal e humana. Achamos pertinente trazer esta tópica controversa à tona, já que actualmente é um dos temas mais amplamente discutidos pela comunidade científica e, como alunos do curso de Ciências e Tecnologias, acreditamos ser nosso o dever de abordá-lo condignamente.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Dungeons & Dragons

Dungeons & Dragons (abreviado como D&D) é um RPG de fantasia medieval. A suas origens são os jogos de guerra em miniatura. A criação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos.

Jogadores de D&D criam personagens que embarcam e aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D destaca-se dos seus antecessores tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores num tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que actua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras do jogo.

Como jogar:

Antes de o jogo começar, cada jogador cria o seu próprio personagem e marca os seus detalhes em uma ficha de personagem. Primeiro, o jogador lança os dados para determinar as habilidades da sua personagem, que consistem em atributos como: força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma. O jogador, então, opta uma raça ou espécie, uma classe de personagem, uma tendência (um código de ética e moral), e um número de habilidades e talentos para melhorar e personalizar o personagem. Durante o jogo, os jogadores descrevem as acções de seu personagem, como conversar com outros personagens, lutar contra oponentes ou abrir uma fechadura, e o Mestre do Jogo descreve o resultado de suas acções. Acções triviais, como escrever uma carta ou abrir uma porta destrancada, geralmente são bem sucedidas automaticamente. Os resultados das acções mais complexas ou perigosas são determinados pelo lançamento dos dados. Conforme o andamento do jogo, cada personagem muda e melhora conforme ganha experiência. As personagens ganham (ou algumas vezes perdem) experiência, capacidades, dinheiro, e podem até mesmo mudar de tendência ou adicionar outras classes de personagem ao longo do jogo. A principal maneira de progredir é ganhando Pontos de Experiência (EXP) quando derrotam um inimigo ou superam um obstáculo. Adquirindo EXP suficiente, a personagem pode avançar um nível, o que garante mais habilidades e habilidades.Os Pontos de Vida (PV) são uma medida da vitalidade e resistência a danos físicos de uma personagem e são determinados pela sua classe, raça, nível e constituição. Podem ser perdidos quando um personagem se fere em combate ou em alguma outra situação perigosa. A perda de PV é a forma mais comum de uma personagem morrer em um jogo.

Aventuras e cenários: Um jogo típico de Dungeons & Dragons consiste numa aventura equivalente a uma história. As aventuras são gerlamente descritas por um Mestre ou são usadas aventuras prontas, que são publicadas em forma de livros. Aventuras publicadas geralmente incluem uma história de fundo, mapas e objectivos para os personagens alcançarem. Uma série de aventuras, é chamada "campanha". Os lugares onde essas aventuras ocorrem, como uma cidade, país, planeta, ou até mesmo um universo inteiro também são mais comumente referidos como "mundo" ou "cenário de campanha".

Fonte de Informação: www.wikipedia.org

Abuso do Poder

Abuso de poder é o acto de impor a vontade de um sobre o outro, sem considerar as leis em vigor. O poder exercido pode se económico, politico ou outra forma a partir da qual um individuo ou colectividade têm influencia directa sobre os outros. O abuso caracteriza-se pelo uso ilegal deste poder para atingir um determinado fim. O expoente máximo do abuso do poder é a submissão de outrem às diversas formas de escravidão.

O abuso de poder pode dar-se de diversas formas:

  • No domínio económico: Quando o individuo ou colectividade tira vantagem ilícita dos bens materiais ou dinheiro em detrimento de outrem.
  • No domínio político: O uso da autoridade legítima para sobrepujar o mais fraco de modo ilegítimo.
  • No domínio da informação: Recurso utilizado por quem detém a informação e os nega aos demais como forma de tirar vantagem.
  • No domínio ideológico: Quando se utiliza ilicitamente a ideologia socialmente aceite como forma de vencer opositores.
  • Apadrinhamento: Uso da fama, conhecimentos ou autoridade para favorecer outrem de forma ilícita.
  • Coerção: Acto de induzir ou pressionar alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça. Quando tal coerção é permanente, é considerada escravidão.

Fonte de Informação: www.wikipedia.org

Energias Renováveis

A ciência evolui de dia para dia, e chegámos a um ponto em que a nossa sociedade se encontra cada vez mais industrializada. Para toda esta indústria é necessário combustível, e aí chegamos à hora da mudança, temos que optar por combustíveis provenientes de energias renováveis.
As energias não renováveis que nos fornecem os combustíveis fósseis (carvão, gás natural, carvão), que são usados na maioria das indústrias e meios de transportes do nosso dia a dia, estão a chegar ao fim, o que está a fazer com que uma grande procura aumentem os preços e o custo de vida da população mundial está cada vez mais elevado. Temos de combater isto e criar alternativas a este problema, para começar podemos pôr em prática a política dos 4Rs (Reduzir, reciclar, reutilizar e reaproveitar) para consumir o mínimo de energia possível e depois optar por usar no nosso dia a dia e nas nossas indústrias combustíveis provenientes de energias com fontes renováveis como:

Energia eólica que tem como fonte o vento

Energia solar que tem como fonte o sol;

Energia hidráulica que tem como fonte os rios e correntes de água doce;

Energia maremotriz que tem com fonte as marés dos oceanos;

Energia das ondas que tem como fonte o mar junto à costa;

Energia biomassa que tem como fonte a decomposição de matéria orgânica;

Fonte de Informação:

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O que pretendemos...

Neste novo post, pretendemos dar-vos a conhecer os nossos objectivos traçados para a concretização deste nosso trabalho que nos propusemos a realizar. Comecemos então por enunciá-los:

- Elucidar a comunidade escolar em relação aos malefícios da indevida utilização das descobertas proporcionadas pela ciência.
- Informar a comunidade de eventos de relevância histórica que abalaram a sociedade.
- Instruir a comunidade de forma a melhorar a acção social em relação a esta temática.

Queremos também dar-vos a conhecer as subtemáticas que vamos abordar neste blog e ao longo do ano lectivo. São elas:

- O Império de Interesse Comercial: a expansão e o consumo desnecessário;
- O Problema da Energia;
- A Indústria Química e Farmacêutica;
- O Abuso do Poder;
- O Flagelo da Guerra.

O Porquê...

Creio que se devem estar a perguntar acerca da razão pela qual iniciámos este projecto, por esse motivo, decidimos discorrer um pouco acerca dos motivos que nos levaram a produzi-lo.
Assim, e parafraseando a argumentação projectual:
"Nós, alunos de ciências, estamos com todos vós às portas do século XXII . Surge agora a questão: "Estaremos prontos para abri-las?" Nós temos algumas dúvidas.
É por esta razão que decidimos executtar este projecto. Há que reflectir acerca do progresso científico do qual a humanidade é responsável antes de partirmos para o futuro que nos espreita por detrás da porta! não somos omniscientes e cometemos demasiados erros: poluímos, destruímos, corrompemos avidamente e parecemoa dispostos a sacrificar a sanidade social em prol da nossa ambição desmedida! Esquecemo-nos que estamos a pôr em causa a nossa própria sobrevivência!
Acreditamos que está na altura de repensar o uso que temos dado à ciência, "pois a verdadeira riqueza do tesouro da humanidade está em saber utilizá-lo" e é necessário que estejamos conscientes disso. antes de prosseguirmos, de dar o próximo passo, é da maior importância repensar qual o admirável e/ou medonho mundo novo que nos aguarda, e esse uma das principais metas para a qual caminharemos ao longo deste percurso".
Esperamos que isto vos esclareça e que continuem connosco nesta jornada.